Lucy Tamborino
As baixas temperaturas registradas podem ter causado a morte de pelo menos seis pessoas desde a última sexta-feira (05). A última morte ocorreu na noite de segunda-feira (08), em São Paulo. Neste dia, por volta das 21h, o corpo de um morador de rua foi encontrado por policiais, na Marginal Tietê, próximo à ponte da Vila Maria, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Outras duas mortes também foram registradas em Santo André e Assis. Na primeira cidade um homem foi encontrado morto em frente a um posto de saúde. De acordo com a SSP, a suspeita é de que o frio tenha sido causa da morte, porém para confirmação, ou não, o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML). Já em Assis, uma mulher, de 43 anos, em situação de rua foi encontrada morta após a cidade registrar temperatura mínima de 3ºC na madrugada.
As outras três mortes ocorreram na capital desde sexta-feira. Na manhã do sábado (06), um homem foi encontrado já sem vida em Itaquera. De acordo com a Polícia militar, que encontrou o corpo, não havia sinais de crime.
Ainda na manhã de sexta-feira (05) outras duas pessoas em situação de rua foram encontradas já sem vida. Uma delas foi, Gabriel Laffot, de 22 anos, encontrado embaixo de uma das escadas do Terminal de Ônibus da Barra Funda. De acordo com a SSP, a ocorrência foi registrada como morte súbita sem causa aparente. Exames também foram solicitados. Em outra ocorrência, na região central de São Paulo, no bairro do Pari, um homem sem sinal de violência foi a óbito. Com ele não foram encontrados documentos pessoais.
Na madrugada do domingo (07), ocorreu a temperatura mais baixa de todo ano (6,5 º C) em São Paulo. Seguida da própria madrugada de segunda-feira (08) que registrou 7,2ºC – sendo a segunda temperatura mais baixa. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Homem com início de hipotermia é salvo em Guarulhos
Já em Guarulhos, no final da noite do último sábado (06), um homem, com início de hipotermia foi salvo pelo Serviço de Abordagem Social da prefeitura, após um chamado realizado por um popular ao 199. No momento da ocorrência os termômetros marcavam 7º C.
O número faz parte da Operação Inverno, nela os guarulhenses que localizaram pessoas em situação de rua, onde a temperatura estiver igual ou abaixo de 13 graus, devem informar através do 199. Desta forma, o Serviço de Abordagem Social será acionado e irá até o local para realizar o atendimento. Fora da época de frio, o trabalho ocorre diariamente das 9h às 21h. Durante o inverno, o atendimento através do 199 ocorrerá 24 horas por dia.
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil