Rosana Ibanez – Diretora de Redação
As bases comunitárias da Polícia Militar do Taboão, Vila Galvão e Centro não serão desativadas. Segundo o secretário de Assuntos para Segurança Pública, Gilvan Passos, estudos realizados pela PM, com a participação da prefeitura, atestaram a necessidade das bases nessas regiões.
“Chegou-se à conclusão que essas bases em números de ocorrência e efetivo são maiores, então faz sentido a presença delas nos locais. Já a base do Bom Clima não. Para se ter uma ideia, durante todo o ano passado foram atendidas 22 ocorrências relacionadas a trânsito no local. Em 2017 foram 18 ocorrências”, explicou Passos ontem durante audiência pública do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2020.
Segundo ele, mesmo com a instalação da Ouvidoria da GCM no local onde a base estava instalada, a PM manterá viaturas para o patrulhamento da região, além de uma base móvel para dar suporte.
Durante a audiência o secretário ressaltou os gastos que a prefeitura possui com os imóveis e despesas da segurança estadual na cidade. Para 2019 a previsão orçamentária é de que R$ 1,3 milhão sejam utilizados para custear despesas com contas de consumo de água, luz, telefone e aluguel para as polícias Civil e Militar, além da Junta Militar do Exército. “Temos uma reunião marcada com o governo estadual para discutirmos essa situação. Não para o município continuar arcando com isso”, afirmou.
Já quanto a Guarda Civil Municipal (GCM) a expectativa é de que em 60 dias a prefeitura publique o concurso público para a contratação de 50 novos GCMs. Além disso, nos próximos dias, também, sairá a ascensão para todos os guardas que já atuam na cidade.