Cidade registra mais de mil casos de dengue em quatro meses

Curitiba PR 20 03 2018 -Começa nesta terça-feira (20) a campanha de vacinação contra a dengue no Paraná. Nesta etapa, será oferecida a terceira dose da vacina para quem já tomou a primeira e a segunda em etapas anteriores. Os 30 municípios e o público-alvo da campanha se mantêm, totalizando quase 110 mil pessoas a serem vacinadas até 28 de abril, quando finaliza a campanha.-.Crédito: Portal Brasil
- PUBLICIDADE - Anuncie

Mayara Nascimento

Do dia 01 de janeiro até o dia 02 de maio, a Secretaria de Saúde contabilizou 1.015 casos de dengue na cidade, sendo mais de oito diagnósticos por dia.  Guarulhos acompanhou a tendência nacional de aumento de registros e está em alerta desde dezembro do ano passado para doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti – incluindo dengue, zika e chikungunya.

Os bairros de Cidade Seródio, Haroldo Veloso, especialmente no Jardim Lenize, concentram 35% dos casos com um total de 351. Por isso, essas regiões receberão uma força-tarefa com cerca de 50 profissionais de saúde neste sábado (04), das 9h às 14h, no Terminal de Ônibus São João e nas principais ruas dos bairros.

A ideia é chamar atenção para o problema e sensibilizar a população para que abrace a luta contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, uma vez que a maior parte dos criadouros do mosquito está dentro das residências. Com carro de som, panfletos, faixas e cartazes, os agentes de Saúde abordarão transeuntes, visitarão residências e comércios, levando orientações à população.

Até uma exposição com todas as fases de desenvolvimento do Aedes aegypti: desde a larva, o casulo (forma intermediária do inseto, entre a larva e a fase adulta) e o mosquito adulto ficará à disposição do público no Terminal São João, neste período. A observação poderá ser feita por meio de lupa, com a ajuda dos profissionais de saúde.

Imagem: Portal Brasil

- PUBLICIDADE -