Secretário de Desenvolvimento Econômico chega à Barcelona para completar agenda Internacional

- PUBLICIDADE -

Da Redação

Após cumprir agendas em Portugal e França, representando o prefeito Guti e a cidade de Guarulhos em agenda internacional pela Europa, o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros, participa nesta semana de compromissos em Barcelona, onde acompanha o Smart City Expo World Congress.

Trata-se de um evento de referência internacional sobre cidades inteligentes, do qual participam mais de 17 mil especialistas vindos das 650 cidades mais modernas do mundo, onde serão abordadas as tendências e inovações no campo das cidades inteligentes, incluindo tópicos como transformação digital, ambiente urbano, mobilidade, cidades inclusivas e compartilhadas, governança e finanças.

Na Espanha, entre outras agendas, Barros visita a TMB, responsável pela operação do transporte público integrado da região metropolitana de Barcelona. O sistema é reconhecidamente uma das experiências mais bem-sucedidas da Europa e no mundo.

O secretário também visita o Ecoparc Montcada i Reixac, planta que faz o tratamento mecânico biológico de 12% de 1,6 milhão de toneladas de resíduos produzidos por ano na região. Sua função é reaproveitar os resíduos orgânicos por meio de diferentes tipos de tratamento, como triagem de materiais recicláveis, compostagem e produção de biogás.

Entre outros compromissos ainda há uma nova visita ao 22@, projeto de referência em revitalização urbana ligada à inovação tecnológica, iniciado há cerca de 20 anos e que têm gerado intensas transformações resultantes em mais qualidade de vida à população, conciliando interesses públicos e privados. “O modelo do 22@ é uma inspiração para Guarulhos, no qual baseamos nosso planejamento de longo prazo visando uma cidade mais humana, inteligente e sustentável. Para isso estamos reunindo servidores de carreira e técnicos com respeitado saber. O próximo passo é envolver a população de maneira que a sociedade se aproprie dessa visão de futuro”, comenta o secretário.

Aproveitando os espaços abertos em Barcelona, por meio da Frente Nacional de Prefeitos, Rodrigo Barros também tem apresentado a cidade de Guarulhos às autoridades governamentais e potenciais investidores privados. “Tenho ressaltado nossos projetos de inovação e desestatização para gente de todo mundo, inclusive aos chineses”, destaca Barros.

Imagem: Divulgação/PMG

- PUBLICIDADE -