Memorial da Inclusão recebe mostra de jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa

- PUBLICIDADE -

Da Redação

Até o dia 29 de novembro, o Memorial da Inclusão recebe a mostra inédita OLHARte: com arte e com poesia, com 30 peças produzidas por jovens de 12 a 18 anos que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa. A iniciativa tem o objetivo de registrar em arte as experiências pessoais vivenciadas pelos artistas no presente e pode ser visitada na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, na Barra Funda, São Paulo.

As obras fazem parte do Projeto Arteiros que comemora os 10 anos de trajetória com sua primeira exposição, fruto de uma parceria entre o Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP) e a Fundação Casa.

A exposição reúne pinturas, ilustrações, instalações interativas, esculturas, fotografias e poesias produzidas pelos adolescentes em oficinas ministradas na Fundação Casa. As obras contam com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, podem ser tocadas e estão acompanhadas de leitura em braile e audiodescrição. As peças são resultado de visitas realizadas pelos jovens ao Memorial da Inclusão durante o ano.

Entre as obras expostas, está a instalação “Eu (também) quero subir na vida”, que traz uma escada, que simboliza a escalada da vida, com máscaras de gesso e de jornal que representam as expressões de cada adolescente.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Serviço:

Exposição “OLHARte: com arte e com poesia”

Data: até 29 de novembro

Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 13h às 17h

Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP

Entrada gratuita

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -