3 dicas para desenvolver autoconfiança

Quando se fala de autoconfiança, mesmo contendo a expressão “AUTO”, que se refere a nós mesmo e não sobre a opinião de outras pessoas. Porém, sempre damos mais importância a segunda hipótese. Exemplos bem simples são: Como vou me sair naquela apresentação? O que vão achar? O que a pessoa vai pensar de mim, na entrevista? Se eu errar naquela situação, as pessoas vão me odiar…. Percebemos que está sempre atrelado com a opinião das outras pessoas. E isso, muitas vezes atrapalha e interfere no desenvolvimento das pessoas na corrida do sucesso pessoal.

Então, elaborei três dicas bem fáceis, que podem melhorar a sua autoconfiança. Elas vão te ajudar a conquistar resultados incríveis e também vencer seus medos e crenças limitantes que foram modificando a sua mentalidade.

1- Tenha disciplina: A disciplina nas atividades ajudará você melhorar sua confiança pessoal e assim, estará mais preparado para alcançar resultados desejados. Se for uma prova, um concurso ou uma entrevista…. Prepare-se, estude e crie uma rotina diária para que no dia do evento você esteja preparado e confiante. Exerça toda sua disciplina com planejamento.

2 – Pequenas conquistas: Execute pequenas tarefas no seu dia a dia e comemore as pequenas vitórias. Isso fará seu cérebro entender que você pode ter coragem e confiança nas tarefas mais difíceis. Exemplo de pequenas tarefas são: Andar 20 minutos por dia, ler 5 páginas de um livro por dia ou assistir um vídeo de um palestrante também diariamente. Esses pequenos triunfos irão criar em você outra mentalidade e fará sentir-se bem com as realizações, aumentando a sua confiança para os próximos eventos.

3 – Visualize sua vitória: Sempre que você tiver uma tarefa árdua pela frente, comece a visualizar a sua vitória. Como seria as pessoas te saudando pelo feito. Imagine-se conseguindo o resultado que você está buscando. Muitos atletas, campeões mundiais fazem da visualização uma tarefa diária para conquistar seus objetivos. Acredite que você vai conseguir e imagine-se já vitorioso. Isso vai fazer seu cérebro emanar energia para o seu corpo, com isso despertará muita confiança em você.

Bônus – Power Pose: Sempre na hora de enfrentar uma tarefa aparentemente assustadora, faça a postura de super-herói – Power Pose (Posição com o corpo ereto e os punhos cerrados na altura da cintura). Estudo feitos em universidades americanas revelam que pessoas que fazem a Power Pose, sentem-se mais confiantes e obtiveram resultados melhores em suas tarefas. Então, porque não tentar!

Boa sorte!