2º Desfile Inclusivo de Guarulhos emociona público e modelos

Desfile Inclusivo Local: Shopping Internacional Data: 22.09.2018 Foto: Fabio Nunes Teixeira Jornal Folha Metropolitana

Da Redação

Emoção e alegria resumem o 2º Desfile Inclusivo promovido pela Prefeitura de Guarulhos realizado no Internacional Shopping, no sábado (22), em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. O evento foi prestigiado por numeroso público, pelo prefeito Guti e o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias.

Pela passarela passaram 27 modelos com deficiência de diversas idades, que desfilaram com roupas oferecidas pelas lojas participantes e acessórios dos estilistas Gustavo Silvestre e Luíza Moraes.

Guti elogiou os organizadores e patrocinadores do evento e recomendou que para a terceira edição já pensassem em um espaço maior para adequar o público que cresce a cada ano. Além disso, enalteceu a iniciativa dos lojistas por presentear os modelos com as roupas dos desfiles. “Tudo foi feito sem gastar um real do dinheiro público. Agradecemos ao Internacional Shopping, aos lojistas e ao Projeto Clarear pela audiodescrição, com Araçari, Walter e Jenifer”, disse o prefeito.

Proposta

De acordo com Toninho Messias, a proposta é estimular a participação da pessoa com deficiência em atividades culturais, promover a autoestima, o orgulho e a valorização da imagem, além de explorar o potencial criativo e artístico de cada um. “O desfile é pra mostrar à sociedade que o deficiente tem que estar onde ele quiser. A arte é uma forma de quebrar paradigmas, mostrar que a pessoa com deficiência também pode participar de desfile de beleza ou de moda como qualquer outra”, afirmou o subsecretário.

O 2º Desfile Inclusivo foi apresentado por Patrícia Marques, teve o apoio do Internacional Shopping, Associação dos Lojistas, dos fotógrafos voluntários Francisco Braga, Wilson Vitorino e Julia Dhyayani, e pela equipe de foto e filmagem da UnG.

Imagens: Fábio Nunes Teixeira/PMG