Coluna Livre com Hermano Henning

Coluna Livre com Hermano Henning

O vereador da Câmara de Guarulhos já no segundo mandato, Ramos da Padaria, da bancada do Democratas, não se chama Ramos, nem, é claro, Padaria. O nome de registro é Severino Bezerra de Andrade. Tem 49 anos e chegou no bairro dos Pimentas ainda nos anos 80, depois de uma longa viagem que começou em Sairé no agreste de Pernambuco, a pouco mais de 150 quilômetros de Recife. Foi lá que nasceu e foi criado. O nome Ramos, explica, veio da família da mãe que ele preza muito. E o Padaria também é fácil de explicar. O vereador é mestre no forno de pães, bolos e tortas, tanto doces como salgadas. “Sou padeiro com muita honra”.

Ramos começou a vida vendendo doces e salgados nas ruas de Bonsucesso e dos Pimentas e foi dono de uma padaria durante muitos anos naquelas bandas de Guarulhos. Tempo em que a região era ainda mais esquecida que hoje. Poucas casas, pouco comércio e ruas de barro. Não tinha água encanada nem esgoto sanitário. Mas, não demorou para ele investir as economias na compra de uma padaria que, só agora, há menos de dois anos, resolveu vender. Abraçou de vez a política.

Ele diz que tudo começou com o centro social que organizou lá na vizinhança. O pessoal deu a ideia da candidatura. “Tinha título de eleitor, mas nunca tinha votado”, diz, pra explicar que essa história de política nunca lhe interessou. Acabou sendo eleito e não parou mais. Ano passado se candidatou para deputado estadual. Não se elegeu, mas diz que aprendeu muito com a derrota. “Na próxima eu entro”.

O vereador Ramos da Padaria pertence à base do prefeito na Câmara. Elogia Guti, dizendo que ele sempre atende as reivindicações do bairro encaminhadas por ele. Não deixa de causar surpresa porque Ramos fez campanha para Eli Correa, adversário do prefeito, na eleição passada.  Por isso, pensa bastante pra responder com quem estará nas eleições do ano que vem. Fica em cima do muro. Elogia muito a mulher do hoje deputado Eli, Fran Correa, possível candidata a prefeito no lugar do marido. Afinal os dois são do mesmo partido. Mas não pode ir contra Guti que lhe dá apoio no bairro. “É companheiro e parceiro”, diz Ramos da Padaria.

Xerife

Ramos só se exaltou durante a entrevista que deu no programa Espalha Fatos, da TV Guarulhos, quando falou dos políticos de fora que vem garimpar votos no município. Nessa hora baixou o verbo no deputado também conhecido por um pseudônimo, Xerife, companheiro de Celso Russomano no programa da TV Record. Só que isso aí a gente vai comentar depois…

Deixe seu Comentário