Caminhões que travam sob viaduto causam grandes congestionamentos na Ponte Grande

Caminhões que travam sob viaduto causam grandes congestionamentos na Ponte Grande

Mayara Nascimento

Constantemente caminhões ficam presos no limitador de altura da avenida Guarulhos, no número 2.400, onde passa o viaduto da rodovia Presidente Dutra. Os limitadores indicam que a altura máxima permitida é de quatro metros, e mesmo com diversas placas na avenida, muitos acidentes acontecem no local. Existe uma viga de sacrifício de 4,20m que antecede o viaduto e tem como objetivo assegurar a integridade estrutural do mesmo.

O último caso ocorreu na madrugada de sexta-feira (03), quando um caminhão ficou preso na viga e prejudicou o trânsito por mais de 10 horas. Em 2017 o acidente foi mais grave. No dia 05 de dezembro um caminhão colidiu com a viga, e com o impacto o concreto caiu sobre a cabine do veículo. O motorista ficou ferido e foi encaminhado ao hospital. O motorista de um guincho, que foi acionado para retirar o caminhão, ficou com o braço preso entre a viga e seu veículo, e precisou ser socorrido pelo helicóptero Águia da Polícia Militar.

A equipe de reportagem da Folha Metropolitana foi até o local e constatou que há sinalização em todos os sentidos da avenida Guarulhos sobre a altura máxima permitida no viaduto. Nas saídas para a via Dutra, de todos os lados, a altura é indicada e placas sugerem retornos e acessos alternativos para evitar que veículos altos fiquem presos.

No entanto, inúmeros são os motoristas de caminhão que desrespeitam as regras provocando grandes congestionamentos. Muitos deles afirmam não entender como os veículos passam pelo primeiro limitador e ficam presos nos outros, já que a altura deveria ser padrão em toda a extensão do viaduto.

A CCR NovaDutra, concessionária responsável pela rodovia, informou que todas as pontes e viadutos ao longo da via possuem sinalização com os limites máximos de altura.

Imagem: Mayara Nascimento

Deixe seu Comentário