Sommelière dá dicas de harmonizações de vinhos com churrasco

Sommelière dá dicas de harmonizações de vinhos com churrasco

Da Redação

Hoje é comemorado o Dia do Churrasco. É muito normal que se organize churrascos em diversas ocasiões, como aniversários, jogos de futebol ou almoços de final de semana com a família e os amigos. Ele é tão versátil que serve para qualquer momento.

Além do churrasco, outra grande paixão do brasileiro é o vinho. O que muitos não sabem é que existem alguns tipos de vinhos que combinam muito bem com o churrasco. E, por isso, a sommelière da Wine, Ana Cristina Fulgêncio, dá algumas dicas de como harmonizar vinhos com carnes de churrasco, uma opção para aqueles que querem mais uma opção.

Vinhos Tintos

            Os vinhos tintos que costumam acompanhar muito bem o churrasco são os de corpo médio ou encorpados. Nesse caso, a harmonização se dá pelo peso, tanto da carne, quanto do vinho. “Quando o vinho tinto é bem encorpado, seu corpo equipara-se com o peso da carne. Se ele for muito leve, o sabor da carne pode atropelar o do vinho, aí você não aproveita todo o sabor daquele vinho”, comenta Ana Cristina.

            Por isso, caso queira aproveitar o Dia do Churrasco com um bom vinho tinto, algumas boas opções podem ser os Cabernet Sauvignon, os Carménère ou os Malbec. Este último, inclusive, é muito tradicional na cultura de churrasco da Argentina, que normalmente é servido junto do assado de tira.

Espumantes Brut

            Outra boa opção para acompanhar seu churrasco pode ser os espumantes Brut, que é uma bebida muito versátil. Nesse caso, a harmonização acontece por conta da acidez do vinho. “Quando falamos de um espumante Brut, estamos falando de um vinho que é seco no paladar e harmoniza bem com a carne por conta de sua acidez”, conta Ana Cristina.

            Normalmente, o espumante Brut “pede” por alimentos mais temperados e isso acontece porque seu caráter mais ácido trabalha muito bem limpando o paladar do sabor da gordura da carne. Além disso, por conta de sua versatilidade, ele vai muito bem também com pão de alho e queijo coalho, ingredientes muito presentes nos churrascos dos brasileiros.

Deixe seu Comentário