Mais um  profissional desiste do programa Mais Médicos em Guarulhos

Mais um profissional desiste do programa Mais Médicos em Guarulhos

Lucy Tamborino

Em Guarulhos um profissional desistiu do programa Mais Médicos. Segundo a Secretaria da Saúde, eles optaram por deixar o Mais Médicos para aderir ao Programa de Residência Médica.

Essa não é primeira vez que isso acontece, antes outras duas pessoas já haviam desistido de ocupar as vagas. A cidade segue uma tendência nacional, apresentando dificuldades em preencher os postos de trabalhos deixados pelos cubanos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a reposição das desistências se dará com a publicação de um novo edital do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES).

No começo do ano, Guarulhos perdeu 28 profissionais do programa com a saída dos médicos cubanos. Enquanto as vagas não são preenchidas nas unidades de saúde, os demais médicos da própria UBS ou de outras do entorno estão apoiando nos atendimentos.

Em todo Brasil 1.052 profissionais desistiram do programa Mais Médicos nos primeiros três meses do ano. O número representa cerca de 15% das vagas preenchidas por médicos brasileiros após a saída de Cuba do programa em novembro de 2018.

Imagem: Sidnei Barros

Deixe seu Comentário