Animais do Zoo de Guarulhos recebem picolés para amenizar o calor

Animais do Zoo de Guarulhos recebem picolés para amenizar o calor

Lucy Tamborino

Quem chega ao Zoológico de Guarulhos pela manhã se depara com uma cena inusitada: animas das mais variadas espécies com picolés e aves debaixo de jatos de água. A ação faz parte do planejamento do local para amenizar as altas temperaturas registradas nos últimos dias na cidade.

O casal de leões Maia e Nero, que são carnívoros, saborearam gelados de carne e sangue, já as aves, de suco de goiaba, milho e banana e, o gato-mourisco, como outros felinos, de peixe. O cardápio diferenciado é servido em média uma vez por semana como enriquecimento da dieta. Os alimentos fazem parte rotina dos animais, mas são servidos congelados para serem saboreados em tempos de altas temperaturas.

“Além de ajudar a enfrentar o calor, a ideia é oferecer um diferencial na forma de apresentação dos alimentos. Se você transforma isso em rotina perde a característica de enriquecimento”, explica Gilberto Nogueira Penido, chefe de divisão técnica do Zoológico.

Alguns animais contam ainda com tanques de água para se refrescarem.  Esse é o caso das lontras, tamanduás e onças. Segundo Penido, essas ações são um diferencial para época, mas todas as espécies contam com um ambiente de microclima, ou seja, um local trabalhado para ser o mais perto possível do habitat do animal.

O Zoológico de Guarulhos abriga cerca de 500 animais resgatados ou nascidos no local, tem entrada e estacionamento gratuitos e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Imagem: Lucy Tamborino

Deixe seu Comentário