Máquina de coletar embalagens de vidro para reciclagem será instalada no Tenda Atacado Bonsucesso

Máquina de coletar embalagens de vidro para reciclagem será instalada no Tenda Atacado Bonsucesso

Da Redação

Em parceria com o Tenda Atacado, a O-I e a Triciclo instalarão amanhã uma Retorna Machine, uma máquina capaz de coletar embalagens de vidro para reciclagem, na unidade Tenda Atacado Bonsucesso. O equipamento estará preparado para recolher exclusivamente embalagens de vidro, gerando 5 pontos triciclo por unidade.

O Projeto Retorna Machine consiste em um meio de logística reversa de embalagens pós-consumo, utilizando máquinas de venda reversa com a finalidade de identificar o depositante e conceder-lhe diversos benefícios, tais como crédito em contas de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, recarga de telefone pré-pago móvel, transferência para o Programa da livraria Saraiva (SaraivaPlus) ou ainda doá-los para Instituições Filantrópicas como Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos.

Para Reinaldo Kühl, gerente de Marketing Americas South da O-I, a iniciativa favorece a reciclagem do vidro no Brasil. “Com o programa de recompensa da Retorna Machine, o consumidor tem o incentivo para separar garrafas e potes para reciclagem em vez de descartá-los como lixo comum. Iniciativas como essa são fundamentais para favorecer o ciclo de logística reversa do material, fazendo com que ele retorne à cadeia e se transforme em uma nova embalagem”, diz. O gerente também menciona que a iniciativa abre espaço para outras empresas se engajarem na iniciativa e viabilizarem novas máquinas.

Para Felipe Cury, diretor executivo da Triciclo, a parceria tripartite Tenda Atacado, O-I e Triciclo “é um primeiro grande passo, de importância nacional, para modernizarmos nosso sistema de logística reversa, atualmente tão precário e de pouco acesso pelos nossos cidadãos. Países europeus e asiáticos, como Alemanha e China, utilizam tecnologia similar e possuem taxas de retorno das embalagens acima de 90%. Estamos muito orgulhosos de levar este benefício para o – e também em prol – ponto de venda.”

 

Regras sobre o Programa Retorna Machine

Para começar a pontuar e receber os créditos, o consumidor deve fazer seu cadastro gratuito através da própria Retorna Machine ou pelo site www.triciclo.eco.br ou fazendo o download do aplicativo Retorna Machine disponível para IOS e Android. Depois, basta depositar as embalagens na Retorna Machine, sempre que quiser.

É possível consultar o que cada máquina recolhe utilizando a ferramenta “filtro” constante no mapa de localidade das Retorna Machines o site ou no aplicativo.  As Retorna Machines podem recolher embalagens de alumínio, de PET, de aço, de longa vida e/ou de vidro. Para recolhimento da embalagem, é necessário que a mesma contenha o código de barras legível. Cada tipo de resíduo possui uma pontuação (alumínio = 15 pontos triciclo; PET = 10 pontos triciclo; aço = 10 pontos triciclo; longa vida = 5 pontos triciclo; vidro = 5 pontos triciclo).

É possível gerenciar a conta e os pontos através das Retorna Machines, do site e do aplicativo. Cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia para acumular pontos triciclo. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas  em igual proporção.   Os pontos triciclo possuem validade de 180 dias, contados do dia do acúmulo.

Imagem: Divulgação

 

Deixe seu Comentário