Guarulhos fica com cobertura vacinal abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde

Guarulhos fica com cobertura vacinal abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde

Lucy Tamborino

A cidade de Guarulhos ficou a baixo em toda a cobertura vacinal nacional – recomendada pelo Ministério da Saúde – para crianças menores de dois anos. As vacinas são Rotavírus, Poliomielite, Meningite C e Hepatite A. Os dados foram atualizados em outubro e divulgados pela Secretaria de Saúde.

O recomendado para a cobertura pelo Ministério da Saúde é mais que 90% para todas as vacinas. A cobertura da vacina Rotavírus na cidade atingiu cerca de 85%, Poliomielite 84,06%, Meningite C 70,09% e Hepatite A 80,12%, todas abaixo de 90%.

O principal motivo para isso é o fato de muitos pais ainda não levarem seus filhos para serem vacinados, já que muito não acreditam que velhas doenças podem retornar e em outros casos há uma falsa sensação de segurança. No entanto, essa situação tem levado ao ressurgimento de doenças até então sob controle ou já erradicadas. Lembrando que o Brasil conta com o maior programa público de vacinação do mundo.

No ano passado, depois de um surto de sarampo na Europa, a Itália aprovou uma lei que exige a carteira de vacinação em dia para matrícula de crianças de até seis anos em escolas. Em Guarulhos, a carteirinha de vacinação nas escolas é cobrada desde 2009.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que a vacinação é de extrema importância para evitar doenças e suas sequelas, como surdez, cegueira, paralisia, problemas neurológicos, dentre outros. “Essa proteção deve ser garantida ainda na infância, principalmente, no primeiro ano de vida para que a criança adquira imunidade e cresça sem as sequelas causadas pelas doenças infectocontagiosas imunopreveníveis”, concluiu.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG

Deixe seu Comentário