Prefeitura reúne empresários em evento sobre exportação

Prefeitura reúne empresários em evento sobre exportação

Da Redação

A prefeitura realizou ontem no Hotel Monaco, no centro, o 8º Guaruex, evento que difundiu a cultura exportadora no município e apresentou às micro, pequena e média empresas as possibilidades e ferramentas de apoio à inserção no comércio internacional.

Presente no evento, o prefeito Guti destacou o reflexo do mercado exportador no crescimento do município. “Quando os números da exportação melhoram, a cidade melhora com o desenvolvimento econômico e social. Temos muito trabalho, mas contamos com grandes empresas instaladas aqui e a ótima logística que Guarulhos possui. Com o esforço que fazemos aqui hoje podemos avançar bastante nos índice de exportação da cidade”, comentou o prefeito.

Palestrante, o economista e gerente de exportações da Investe SP, Paulo Brusqui, falou sobre como a agência colabora para o crescimento das exportações no Estado. “No campo da exportação temos programas de qualificação, que são resultado de um trabalho consolidado da Apex-Brasil, com quem temos um convênio de cooperação no Estado para disseminar essa cultura exportadora para as pequenas e médias empresas”, afirmou Brusqui.

O Guaruex reuniu cerca de 60 empresários e contou também com palestras de temas como “Smart Cities e o Desenvolvimento Econômico Atrelado às Cidades”, “Perspectivas de Ganhos de Competitividade das Empresas de Guarulhos e da Internacionalização da Região”, Começando a Exportar: Visão Geral, Primeiros Passos e Modalidades de Exportação.

Também estiveram no evento nesta quarta, o secretário adjunto da SDCETI, Martinho Riso, o secretário de Gestão, Adam Kubo, o vereador Rafa Zampronio e o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Marcos Farneze, entre outras autoridades.

 

Segundo dia

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), o 8º Guaruex continua hoje, a partir das 8h30. Estão programados debates sobre o financiamento à importação e exportação, adequação do produto para mercado externo, exportação ágil e simplificada, entre outros temas.

O 8º Guaruex conta com apoio do Centro das Indústrias de São Paulo (CIESP) – Regional Guarulhos, Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Associação dos Empresários de Cumbica (ASEC), Sebrae-SP – Escritório Regional de Guarulhos, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP), Banco do Brasil, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), FATEC Guarulhos, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e Receita Federal do Brasil.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG

Deixe seu Comentário