MIS realiza Maratona Infantil – Especial Consciência Negra

MIS realiza Maratona Infantil – Especial Consciência Negra

Da Redação

O Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza a Maratona Infantil – Especial Consciência Negra. Durante todo o domingo (11), o Museu traz atividades que remontam e exaltam as raízes africanas do Brasil. Com entrada gratuita, o evento será realizado entre as 10h e 17h.

Para conhecer mais a história do continente africano, diversas contações e espetáculos integram a programação durante todo o dia. Em África – O pisar desse chão, a Cia Hespérides reúne contos de criação do mundo e outros temas, sob a ótica de nossos ancestrais africanos. Já em Lado de Lá – Uma viagem pelas lendas africanas, a Cia Luarnoar apresenta um espetáculo divertido e dinâmico, com a magia dos cenários sonoros e canções originais, para contar muitas histórias lendárias do continente.

Por fim, o espetáculo Karingana Ua Karingana – Histórias de Áfricas, do Grupo Baquetá, tem como objetivo aproximar as relações étnicorracias para crianças – embora seja indicado para todas as idades. Temas como escravização da população negra, diáspora, auto estima, ancestralidade, circularidade, meio ambiente, espiritualidade, linguagem e diversidade são abordados através de técnicas de contação de histórias, danças de matrizes africanas, cantos e brincadeiras. A atração visa, de forma lúdica, desmistificar a idealização de “África” como um lugar afastado, antigo, arcaico e pequeno e apresentar a potência de um vasto continente, berço da civilização, mãe de grandes saberes científicos e tecnológicos.

Oficinas

Crianças e toda a família irão se divertir – e aprender – com inúmeras oficinas que também versam sobre a cultura africana.  Um exemplo é a Confecção de bonecas Abayomi, em que o Coletivo Cafuzas partilha algumas histórias vinculadas à boneca (sendo elas relacionadas à diáspora africana) e propõem algumas possibilidades para sua confecção – feitas com tecido preto e retalhos diversos, a base de nós e amarrações e sem demarcação de olho, nariz ou boca. Outra opção é a Oficina de máscaras africanas, na qual a equipe da Matiz Filmes irá conduzir os participantes a produzirem suas próprias máscaras – cuja principal característica é a essência do espírito da pessoa, e não os seus traços físicos reais; por isso, ela faz uso de distorções e abstrações.

Um dos grandes legados da cultura africana no Brasil é a capoeira. Durante a Maratona Infantil, acontecem duas oficinas com o Projeto Sapé Capoeira: uma voltada a bebês de zero a três anos (em que são motivados a manusear os instrumentos com a participação dos seus pais, a partir da sensibilização musical de percussão típica da capoeira, com pandeiro, caxixi, agogô, atabaque e o berimbau); e  outra focada em crianças de quatro a 11 anos (que buscará proporcionar a vivência das possibilidades motoras baseadas nos elementos da capoeira, como saltos, rolamentos, ritmo e expressão corporal através do tema “bichos”).

+ Brincadeiras

Além disso, haverá o Espaço Kids Competition – uma área de lazer e brincadeiras, disponível das 10h às 16h, para incentivar a prática de atividades ao ar livre. Localizado na área externa do Museu, será recheado de atividades e brincadeiras de rua que vão agradar pais e filhos, como amarelinha, pula corda, mãe da rua e muitas outras.

Serviço
Maratona Infantil – Especial consciência negra
Data: Domingo – 11 de novembro
Horário: 10h às 17h
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Ingresso gratuito (algumas atividades exigem retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria)

Classificalção livre

Imagem: Divulgação

Deixe seu Comentário