Memorial da Inclusão recebe mostra de jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa

Memorial da Inclusão recebe mostra de jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa

Da Redação

Até o dia 29 de novembro, o Memorial da Inclusão recebe a mostra inédita OLHARte: com arte e com poesia, com 30 peças produzidas por jovens de 12 a 18 anos que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa. A iniciativa tem o objetivo de registrar em arte as experiências pessoais vivenciadas pelos artistas no presente e pode ser visitada na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, na Barra Funda, São Paulo.

As obras fazem parte do Projeto Arteiros que comemora os 10 anos de trajetória com sua primeira exposição, fruto de uma parceria entre o Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP) e a Fundação Casa.

A exposição reúne pinturas, ilustrações, instalações interativas, esculturas, fotografias e poesias produzidas pelos adolescentes em oficinas ministradas na Fundação Casa. As obras contam com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, podem ser tocadas e estão acompanhadas de leitura em braile e audiodescrição. As peças são resultado de visitas realizadas pelos jovens ao Memorial da Inclusão durante o ano.

Entre as obras expostas, está a instalação “Eu (também) quero subir na vida”, que traz uma escada, que simboliza a escalada da vida, com máscaras de gesso e de jornal que representam as expressões de cada adolescente.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Serviço:

Exposição “OLHARte: com arte e com poesia”

Data: até 29 de novembro

Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 13h às 17h

Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP

Entrada gratuita

Imagem: Divulgação

Deixe seu Comentário