Guarulhenses devem adiantar o relógio em uma hora neste final de semana

Guarulhenses devem adiantar o relógio em uma hora neste final de semana

Da Redação

A partir da zero hora do próximo domingo (04), os guarulhenses devem adiantar os relógios em uma hora para dar início ao horário de verão. O novo horário fica em vigor até a meia noite do dia 16 de fevereiro do ano que vem. Ao todo 10 estados e o Distrito Federal serão afetados com a medida.

O horário de verão costumava iniciar no terceiro domingo do mês de outubro. Neste ano a alteração se deu devido ao processo eleitoral. Com isso, o período do horário de verão de 2018 e 2019 vai ter 15 dias a menos, terminando no terceiro domingo de fevereiro do próximo ano. Segundo balanço do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, entre 2013 e 2016, o valor da economia com o horário de verão caiu de 405 milhões para 147 milhões de reais, uma redução de 63% na economia de energia elétrica.

O Ministério de Minas e Energia chegou a discutir o fim do horário de verão. O argumento é que o consumo não é mais tão influenciado pela luminosidade, mas pelo calor, com o aumento do consumo nos momentos mais quentes do dia.

Deixe seu Comentário