Mutirão de papanicolau atendeu 5.233 mulheres no último sábado

Mutirão de papanicolau atendeu 5.233 mulheres no último sábado

Da Redação

Um total de 5.233 exames de prevenção do câncer do colo de útero (papanicolau) foi realizado no último sábado (27), no mutirão promovido pela Secretaria de Saúde dentro da programação do Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abriram nesta data para realizar a coleta.

A iniciativa foi elogiada pela usuária da UBS Vila Fátima, Nadir Gomes da Silva Dias: “achei maravilhoso esse mutirão, adorei. Gostaria muito que tivessem outras campanhas assim, porque incentivam as mulheres a se cuidarem mais e a se prevenir. Amei”, explicou. Ela foi uma das 67 pessoas que realizaram o exame nesta unidade que, assim como as demais, ofereceram ainda algumas ações para aumentar a auto-estima das participantes, como, por exemplo, a promoção do momento da beleza.

No geral, a média de papanicolau efetuada por unidade foi de 75 coletas, sendo que algumas delas chegaram a realizar mais que o triplo, como a UBS Jandaia que atendeu 282 mulheres, seguida de outras que registraram grande público, como Morros com 167 exames, Vila Rio (160), Tranquilidade (146) e Santa Paula (124). O prefeito Guti visitou algumas unidades, conversou com as usuárias e chamou a população feminina para participar do mutirão.

Na UBS Marinópolis, Guti gravou uma live na qual informou que as unidades ficariam abertas até as 16h para atender todas as mulheres, bem como mostrou o espaço da beleza no local, que ofereceu sessão de maquiagem às participantes. “Gostaria de agradecer as equipes das UBS que estão trabalhando nesse dia importante, e a todas as guarulhenses que estão cuidando da saúde. A prevenção é fundamental” destacou o prefeito.

Imagem: Divulgação/PMG

Deixe seu Comentário