1ª Gincana de Páscoa reúne alunos com deficiência visual da Prefeitura

- PUBLICIDADE -

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão de Guarulhos promoveu em sua sede nesta terça-feira (11) a 1ª Gincana de Páscoa com alunos deficientes visuais assistidos pelo projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis). A atividade da pasta, que integra a Secretaria de Direitos Humanos, teve como objetivo estimular e treinar as percepções táteis e integrar novos alunos ao grupo já existente por meio de jogos estimuladores como baralho em Braille, bingo e dominó, entre outros.

“A realização da gincana ainda em celebração à Páscoa foi adaptada aos deficientes visuais para estimular o sentimento de igualdade, favorecendo a autoconfiança, a linguagem corporal, o equilíbrio, a autonomia e a cooperação, sendo fundamental para o desenvolvimento deles”, afirmou o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Rubens Paulo, que entregou ovos de chocolate aos participantes.

Aos 66 anos, Suzana de Brito Souza Silva é uma nova integrante do projeto Peis e participou da atividade. “Estou gostando do dominó e hoje é a primeira vez que venho aqui. Quero aprender tudo o que puder nas aulas para me movimentar melhor sozinha”, disse a moradora do Macedo, que perdeu totalmente a visão de um dos olhos em razão do glaucoma crônico e sente piora na pouca visão do outro olho.

Deficiente visual por conta do diabetes tipo I, José Marcelo Ribeiro, de 41 anos, vive no Jardim Ponte Alta e procurou pela subsecretaria para ter mais autonomia. “Quero começar as aulas de Braille e de mobilidade porque ajudam a ser independente e dão mais segurança”, explicou.

O novo aluno revelou ainda não ter tido dificuldade em jogar o jogo da onça (um jogo de tabuleiro adaptado, similar ao de damas). “Consegui sentir os caminhos e os furos para encaixar as peças. Gostei do jogo, que entretém bastante”, disse Ribeiro.

- PUBLICIDADE -