Todas as UBS abrem neste sábado para o Dia D de vacinação contra a gripe

Assunto: Vacinação Ambulatório da Criança Local: Data: 12.04.2019 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) terá seu Dia D de Mobilização contra a doença neste sábado (04). Nesta data, todas as unidades básicas de Saúde (UBS) da cidade vão abrir das 8h às 17h, para atender a população que integra o público-alvo contemplado com a vacina gratuita pelo SUS.

Devem ser vacinados idosos com idade igual ou superior a 60 anos; crianças menores de seis anos (entre seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias (puérperas); professores das redes pública e privada de ensino; profissionais de saúde; portadores de doenças crônicas, mediante prescrição médica e povos indígenas.

Por orientação da coordenação geral do Programa Nacional de Imunizações, também foram incluídos na campanha os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, que devem comparecer à unidade de saúde com documentos que comprovem o exercício da função. Além disso, ainda deverão ser imunizados os jovens com idade entre 12 e 21 anos e que estejam sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Doses

De acordo com a segunda prévia divulgada na última quinta-feira (25), em Guarulhos 52.175 pessoas já se imunizaram contra a influenza. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários até o final da campanha, no próximo dia 31 de maio. Para a população que ainda vai tomar a vacina, a recomendação é para que leve a carteirinha de vacinação, uma vez que as unidades estão disponibilizando as demais doses do calendário para atualização da caderneta.

Produzidas pelo Instituto Butantan, as doses utilizadas nas campanhas nacionais contra a influenza são trivalentes e protegem contra três tipos de vírus: A H1N1, A H3N2 e B. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com as informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas dos vírus em circulação.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira / PMG

- PUBLICIDADE -