Recadastramento para quem recebe insumos domiciliares termina dia 10

Assunto: UBS Pq Primavera Locall: R. Galáxia, 51 - C Parque Primavera Data: 19.01.2019 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarulhos deram início no sábado (29) ao recadastramento dos pacientes que recebem insumos domiciliares, procedimento que é obrigatório para a continuidade da assistência e deve ser efetuado até a próxima quarta-feira (10). Além disso, todas as 69 UBSs funcionaram para a realização de mais uma edição do mutirão de coleta de papanicolau (exame de prevenção do câncer do colo de útero e outras doenças ginecológicas).

De acordo com o balanço do sábado, divulgado pela Secretaria de Saúde, a abertura das UBSs resultou em mais de 9.300 atendimentos. Na oportunidade, foram realizados 4.921 exames de papanicolau e recadastradas 930 pessoas que recebem insumos em casa, tais como fraldas, gazes, sondas, dietas e suplementos alimentares, entre outros.

A atualização cadastral deve ser feita pelo próprio beneficiário ou por seu representante legal entre 8h e 16h na UBS onde possui o cadastro, sendo necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão Nacional de Saúde e comprovante de endereço.

Balanço

Além de coletar 4.921 exames de papanicolau, sendo 4.158 em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e 763 nas demais idades, e efetuar o recadastramento de 930 pacientes que recebem insumos domiciliares, as UBSs também realizaram 173 consultas médicas, 35 odontológicas, 249 exames para diagnóstico da tuberculose e 205 testes rápidos para detecção de doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C.

Neste dia de mutirão foram aplicadas ainda 1.642 vacinas (396 contra a febre amarela), realizadas 42 visitas domiciliares e 350 regularizações do programa Bolsa Família, além da dispensação de medicamentos nas farmácias das unidades.

“O atendimento foi maravilhoso”, elogiou Silvana Caetano de Souza Silva, que fez o papanicolau na UBS Jardim Vila Galvão. A usuária Rosita da Silvaconcordou com Silvana: “A iniciativa é muito boa, pois trabalho de segunda a sexta e para mim o sábado é melhor”, disse.

Imagem: Marcio Lino/ PMG

- PUBLICIDADE -