Equipe do Projeto Guard capacita guardas municipais da cidade de Mariana

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Na semana passada, a equipe do Projeto Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, esteve em Minas Gerais para capacitar os guardas municipais da cidade de Mariana. A medida pretende iniciar um programa sobre a prevenção ao uso de drogas na região.

A iniciativa, que acontece em parceria entre as secretarias de Educação e de Assuntos de Segurança Pública,já mobilizou inúmeras ações de combate à violência. Com isso, a equipe do Guard vem sendo solicitada por guardas de todo o Brasil com objetivo de orientar alunos de escolas públicas, contribuindo na redução da violência escolar, familiar e social.

A cidade de Mariana, que foi devastada pela barreira de dejetos que comoveu todo o Brasil e o mundo em novembro de 2015, conta com o apoio de diversos estados e municípios, inclusive da Prefeitura de Guarulhos, que disponibilizou o coordenador pedagógico do Guard, Washington Luiz de Santana, para formar os GCMs da cidade e de cidades vizinhas, que farão parte do Programa Guard.

Para Washington, é de suma importância a parceria e capacitar as guardas de todo o Brasil. “É atribuição das guardas servir e proteger o munícipe. O trabalho de prevenção é um exercício de cidadania e de transformação social que visa a melhorias para gerações atuais e futuras”, destacou.

Além de Mariana, as cidades mineiras de Santa Luzia, Itabirito, Sabará, Betim, Pedro Leopoldo e Contagem já receberam formação para a criação do programa. O curso tem duração de 40 horas, das quais 24 presenciais e 16 na modalidade a distância.

Para reforçar ações preventivas de combate à violência nas escolas da rede municipal, Guarulhos também vai ampliar o número de guardas na equipe do Guard para que mais escolas possam ser contempladas com o curso de prevenção às drogas e à violência escolar, fortalecendo os vínculos entre escola e comunidade.

Guard Guarulhos

Criado em 2006, o programa educativo inicialmente atendeu aos filhos de guardascivis municipais, num total de 44 crianças. A ideia surgiu após capacitação de GCMs junto ao Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). No início eram somente as escolas municipais, mas a partir de 2008 o trabalho foi ampliado para as estaduais.

O Guard Guarulhos é considerado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) um dos principais programas preventivos em escolas e é coordenado pelo guarda civil e pedagogo Washington Luiz de Santana, reconhecido pela Polícia Militar e pela Liga Da Prevenção como um dos melhores gestores em trabalho pedagógico nas escolas do Brasil.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -