​​Proliferação de pulgas e carrapatos aumenta no verão

- PUBLICIDADE - Anuncie

O calor e a umidade do ar são condições ideais para a reprodução de pulgas e carrapatos. Então, se o controle parasitário do seu pet não está em dia, a hora é agora de fazer a prevenção!
Pulgas e carrapatos são muito comuns na vida de cães e gatos. Mesmo aqueles que não convivem com outros animais estão suscetíveis a esses parasitas que causam desde uma simples coceira até doenças infecciosas graves.

Pulgas
Se seu amiguinho de quatro patas estiver se coçando muito, pode estar infestado por pulgas. Ainda que ele fique dentro de casa a maior parte do tempo, as formas jovens desses parasitas (ovos e larvas) estão em todos os lugares. Ou ainda, num passeio com o pet, na rua ou no parque, as pulgas podem pular de um animal ao outro e começar uma infestação rapidamente.
As fêmeas das pulgas podem depositar até 50 ovos por dia no hospedeiro. Esses ovos caem no ambiente onde o animal vive e, após maturação, liberam as larvas que se adaptam em locais como tapetes, cobertas e sofás. Após um período de alimentação, as larvas se protegem num casulo chamado de pupa até amadurecer numa pulga jovem. Quando sai do casulo, essa pulga jovem procura rapidamente os animais para se alimentar e se reproduzir, dando continuidade ao seu ciclo.
Assim, quando se estuda as fases do ciclo da pulga, o que se observa no animal é apenas 5 % do problema, que corresponde às pulgas adultas, enquanto os outros 95% (ovos, larvas e pupas) estão espalhados pelo ambiente, o que reforça a importância de cuidar também dos locais onde os pets ficam.
Além da coceira, as pulgas podem causar desde uma dermatite até anemia no animal, alerta Thalita Souza, médica-veterinária da Zoetis, companhia líder em saúde animal.
Já no ser humano, podem levar a uma infecção provocada por arranhões de gatos infectados com a bactéria Bartonella henselae, que é transmitida aos felinos através da picada de pulgas.
A chamada doença da arranhadura do gato começa com nódulos avermelhados, depois aumento de linfonodos (gânglios). Esses gânglios aumentados costumam ser dolorosos e, em alguns casos, podem supurar e drenar pus e evoluir para sintomas mais graves.

Carrapatos
Os carrapatos são uma grande ameaça para a saúde do pet, principalmente os cães, e também para os humanos. “A chamada doença do carrapato é grave e necessita de diagnóstico e tratamento rápido e adequado”, explicou Thalita.

A erliquiose é a doença transmitida por carrapatos mais comum em cães. Ela é causada por uma bactéria e transmitida para o cão quando o carrapato se alimenta de seu sangue. A bactéria leva a alterações das células do sangue, podendo causar anemia e plaquetas baixas. Como as plaquetas são células que participam da coagulação do sangue, é comum que os animais apresentem sangramentos pelo nariz ou em locais como o olho e na pele. Outros sintomas são: emagrecimento, falta de apetite, cansaço e febre.

A babesiose é outra importante doença transmitida pelos carrapatos. O agente causador é a Babesia canis, um protozoário que destrói os glóbulos vermelhos, causando anemia. Como as células vermelhas são responsáveis por carregar oxigênio para todo o organismo, a anemia severa poderá comprometer essa entrega e o animal pode sofrer com fraqueza, cansaço, falta de ar, febre, falta de apetite, perda de peso. Em casos mais graves pode levar à morte.
O carrapato também pode transmitir doenças aos seres humanos, como a febre maculosa, muito perigosa, que também pode levar a óbito.

Tecnologia
Por isso, a importância da prevenção. A tecnologia pode ajudar o tutor a manter o controle parasitário, alertando-o sobre o compromisso de administrar antipulgas. O PetZillas é o aplicativo mais completo que milhares de pessoas e profissionais estão usando. Com ele, além de definir a frequência com a qual deseja ser lembrado para a aplicação do antiparasitário, o tutor tem disponível um banco de dados com as principais marcas para facilitar o cadastro. No PetZillas, ele registra cada aplicação e recebe lembretes para manter seu pet sempre saudável.

“É importante dizer que a administração desses medicamentos deve ser indicada por um médico-veterinário. Somente o profissional terá a indicação certa para cada tipo de animal”, afirmou Thalita. A Zoetis é fabricante de medicamentos que protegem os pets de pulgas, sarnas e carrapatos.

Como funciona o PetZillas
Com o aplicativo é possível registrar e controlar vacinas, medicamentos, peso, consultas e exames e outras atividades referentes aos animais.
Além disso, o app pode compartilhar os dados dos pets com outras pessoas da família, com amigos, veterinários, creches e com quem mais for preciso, podendo cancelar o compartilhamento a qualquer momento. “O PetZillas, hoje, já é utilizado em todo o Brasil. Estamos sempre em desenvolvimento de novos recursos e buscando novidades e ferramentas que tornem a rotina dos tutores e de seus pets mais prática e fácil de controlar”, afirma Milton Santos Júnior, CEO do PetZillas.
O PetZillas é gratuito e está disponível para iOS e Android.

“Eu acho maravilhosos os aplicativos como o PetZillas, com funcionalidades que avisam sempre os tutores das próximas doses de antipulgas, vermífugos, vacinas. Grande parte dos problemas se resolve quando a gente faz uso de um conceito chamado “posse responsável”, que é garantir bem-estar daquele animal, por meio de prevenção, com vacinas, antipulgas, antiparasitários, vermífugos, e a continuação dessa prevenção. Ser avisado quando fazer a próxima dose é muito importante para que não haja quebra de proteção nesse sentido e que o animal esteja sempre protegido”, concluiu Thalita.

- PUBLICIDADE -