Programa Jovem Trabalhador forma mais 185 alunos em cerimônia no Adamastor Centro

Da Redação

A Secretaria do Trabalho realizou na noite da última quinta-feira (14), no Teatro do Adamastor Centro, a formatura de 185 alunos do Programa Jovem Trabalhador, realizado entre agosto de 2018 e janeiro de 2019. Em dois anos, a Pasta já formou 2.465 pessoas em diversos cursos profissionalizantes, que representam uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

O prefeito Guti aproveitou a oportunidade para transmitir uma mensagem de apoio aos estudantes e lembrar que os cursos são frutos de uma política pública custeada com os impostos pagos pela população. “Estes cursos são a prova de que o dinheiro do imposto que vocês investem na cidade está sendo transformado em programas de qualidade. É muito bom ver que vocês estão aproveitando, fazendo uso do que o governo oferece. Sejam persistentes, tracem metas e façam um planejamento para alcançar o objetivo de vocês. Aqui vejo 185 novas oportunidades de crescimento de pessoas que estão buscando um caminho melhor tanto para si mesmo quanto para sua família”, afirmou o prefeito.

A secretária Telma Cardia salientou que os cursos são direcionados aos jovens vindos de famílias de baixa renda e falou de sua felicidade em vê-los aproveitando os recursos oferecidos pela municipalidade. “Durante o curso participei de algumas atividades, visitei as aulas, acompanhei o andamento dos projetos e vi o quanto vocês se empenharam. Isso me trouxe muito orgulho e a certeza de que estamos seguindo o caminho certo. Lembro que em nossa aula inaugural disse que enxergava todos vocês como vencedores. Hoje, vendo todos aqui, com suas famílias, recebendo o certificado de conclusão, tenho certeza de que vocês são bem mais do que isso”, declarou.

Os alunos do curso de organizador de eventos tiveram sua última aula prática do curso no dia da formatura, já que toda a montagem, organização do evento, recepção e direcionamento dos convidados aos assentos reservados ficou por conta da turma, sob supervisão da professora do curso, Ana Carolina Casal de Rey.

Além da cerimônia, a noite foi marcada por homenagens aos professores e diversas apresentações musicais protagonizadas pelos alunos.

Novas oportunidades

Vanessa Lima Silva, de 18 anos, moradora da região dos Pimentas, contou sua história de superação. Ao mesmo tempo em que cursava auxiliar de serviços em hotelaria pelo Programa Jovem Trabalhador, Vanessa estudava em um cursinho comunitário para prestar vestibular em administração. Por sua dedicação, foi aprovada em três universidades.

“Foi bem corrido, fiquei sem ver meus pais e meus irmãos por um bom tempo já que saia cedo e chegava tarde. Mas graças a Deus deu tudo certo, hoje estou recebendo meu certificado aqui e na próxima semana vou efetuar a matrícula na faculdade. Eu falo bastante sobre o curso para os meus amigos, destacando a grande ótima oportunidade de crescimento. Nós aprendemos coisas que nunca imaginei que o curso pudesse oferecer, como direito empresarial e direito do consumidor, teorias da administração”, ressalta.

Angélica Cavalcante Teixeira, de 18 anos, formanda do curso de organizador de eventos, diz já estar utilizando os aprendizados do curso fora das salas de aula. “O curso foi muito bom, era uma área que eu já tinha vontade de entrar. Aprendemos muito na prática, participamos de alguns eventos realizados pela prefeitura também. Em março irei me casar e toda a turma ajudou na organização da cerimônia e festa, a professora Ana Carolina inclusive estará no dia ajudando na montagem e organização” comentou.

Programa Jovem Trabalhador

Os cursos são uma iniciativa da Prefeitura de Guarulhos em parceria com o Centro de Inclusão Digital e Aprendizagem Profissional (CIDAP). Os jovens receberam seus diplomas pelos cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de logística, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de serviços em hotelaria, impressor gráfico (impressor de banda larga e estreita), marketing e vendas, montagem e manutenção de computadores em ênfase em redes, organizador de eventos, robótica e web designer. Todos os cursos tiveram como disciplinas extracurriculares Inglês e marketing pessoal.

Com duração de seis meses e carga horária de 480 horas, as aulas aconteceram de segunda a sexta-feira nos períodos manhã e tarde. Os estudantes receberam bolsa auxilio, vale-transporte, vale-refeição e seguro de vida.

Prestigiaram a cerimônia Alecsandra Dias, assistente pedagógica; Clara Ohtsuki, coordenadora geral do Centro de Inclusão Digital e Aprendizagem Profissional (CIDAP); e Denis Rodrigo Garces, diretor da Universidade São Judas Guarulhos.

Imagem: Nicollas Ornelas/ PMG