Prefeitura adere à BEC para operar pregões eletrônicos gratuitamente e com maior competitividade

Cédulas de dinheiro. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Da Redação

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da equipe técnica do Departamento de Licitações e Contratos (DLC), realiza nesta quinta-feira (21), visita técnica orientativa à Bolsa Eletrônica de Compras de São Paulo (BEC), visando o início da utilização da plataforma para operação dos pregões eletrônicos, objetivo do convênio firmado no início de 2018.

A plataforma permitirá que os processos recebam propostas de fornecedores de todo o Estado de São Paulo, gerando maior competitividade do mercado e economia para o município, tanto pela gratuidade do serviço quanto a ampla variedade de propostas. No momento, os pregoeiros passam por um treinamento para se adequarem no novo sistema.

Segundo a condutora do projeto no DLC, Renata Dutra, a plataforma carrega princípios importantes da atual gestão. “Este grande passo trará mais possibilidades de economia nas contratações públicas, consolidando uma gestão que prima pela transparência, igualdade, moralidade e eficiência”, explica.

Os fornecedores interessados em participar dos certames deverão promover seus respectivos Cadastros no CAUFESP, por meio do site https://www.bec.sp.gov.br/.

O que é um pregão eletrônico?

É uma modalidade licitatória utilizada pelos governos brasileiros e recomendada pelo Tribunal de Contas para a contratação de serviços e aquisição de produtos para a administração pública. Por meio desse método são adquiridos a maioria dos itens necessários para o funcionamento dos setores municipais, como medicamentos, insumos hospitalares, eletrônicos e periféricos, materiais de escritórios, entre outros.

Imagem: Marcos Santos/ USP Imagens