Guarulhos registra queda de 10% no número de pedidos de falência

Lucy Tamborino

Guarulhos registrou queda de 10% no número de pedidos de falência em 2018. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações.

Conforme o levantamento, que considera os números sem repetição de CNPJ, em 2017 foram registrados 38 pedidos de falência contra 34 no ano passado. Já pedidos de recuperações judiciais, a cidade somou três casos a mais, saindo de 11 para 14 solicitações, em comparação com o mesmo período.

Os números seguem uma tendência nacional. O Brasil encerrou 2018 com 1.408 pedidos de recuperações judiciais. O acumulado de janeiro a dezembro do ano passado se manteve similar ao patamar consolidado de 2017 (1.420), com pequena queda de 0,8%.

Quanto às solicitações de falência, 1.459 foram efetuados em todo o Brasil. A redução é de 14,6% no comparativo com os 1.708 requerimentos de 2017.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, a manutenção do índice de pedidos de recuperação judicial em 2018 nos mesmos níveis de 2017, em contraponto à queda observada nas falências requeridas nos últimos 12 meses, demonstra o efeito prolongado da estagnação da atividade econômica no país. O ritmo lento de uma retomada, que ficou bem abaixo das expectativas, impactou o desempenho empresarial, afetando principalmente micro e pequenos empreendedores, o que gerou retração dos negócios e aumento de dificuldades financeiras.

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

Imagem: Márcio Lino/ PMG