Em aula prática, alunos de programa de inclusão reconhecem o interior dos ônibus

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Da Redação

Os alunos de orientação e mobilidade do programa Práticas Educativas para Inclusão Social (PEIS) da pessoa com deficiência visual, visitaram a garagem de ônibus Campo dos Ouros, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), para uma aula especial. Na oportunidade, eles conheceram toda a composição de um ônibus urbano incluindo a posição da catraca, cobrador, assentos reservados, saídas de emergência, climatizador de ar, elevador, portas de entrada e saída, campainha e balaustres.

A atividade, coordenada pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos, contribui para a aquisição de conceitos e mais autonomia no deslocamento da pessoa com deficiência visual pela cidade.

O aluno Wagner Moreira, 40 anos, revelou que conseguiu passar o cartão no ônibus (dificuldade que superou), aprendeu a andar dentro do coletivo, a identificar os assentos, campainhas, para se virar sozinho. “Achei excelente o treinamento, agradeço a subsecretaria de Acessibilidade por essa oportunidade”, afirmou.

Camilo Alves Pereira, 30 anos, por sua vez, achou a experiência muito eficaz e considerou o reconhecimento do veículo importante, pois aprendeu a identificar os espaços internos. “Achei interessante o assento próprio para pessoas obesas. Graças ao curso de mobilidade, agora eu posso ir e vir com segurança e ter um pouco de qualidade de vida. Estou ansioso para fazer metrô e terminal”, disse Pereira.

”A atividade inclusiva é importante para garantir o processo de autonomia da pessoa com deficiência visual”, disse o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias

Já o secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, afirmou que toda iniciativa para oferecer dignidade à pessoa com deficiência é importante. “Nosso trabalho é priorizar e garantir os direitos humanos para todos”, ressaltou.

Imagem: Divulgação/ PMG

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