Educação entregou 4 mil óculos para alunos neste ano

Educação entregou 4 mil óculos para alunos neste ano

Lucy Tamborino

Cerca de quatro mil alunos da rede municipal de ensino da cidade foram comtemplados com óculos gratuitos neste ano por meio do programa Menina dos Olhos. O número se refere até o mês passado. Já em todo o ano passado, foram fornecidos cerca de seis mil óculos. 

A medida é uma iniciativa da secretária de Educação, em conjunto com a Saúde. Parte do Programa Saúde na Escola (PSE), a entrega visa garantir a saúde ocular. A ação tem como objetivo identificar, prevenir e proporcionar assistência à saúde visual dos estudantes.

Outros objetivos da ação é contribuir para a redução do índice de repetência e evasão escolar, além de conscientizar pais e profissionais da educação sobre a necessidade de reconhecer sinais, sintomas e alterações visuais, como também sobre a importância do tratamento precoce.

O procedimento inicial do programa começa nas escolas, com triagem através de teste de acuidade visual, que analisa, por exemplo, a aptidão dos olhos para perceber forma e contorno, além de outras aplicações. Os educandos que apresentarem necessidade serão então encaminhados a consultas oftalmológicas. Comprovada a necessidades de óculos para determinados alunos, as escolas devem efetuar a compra e a entrega.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG

Deixe seu Comentário