Brotas cada vez mais também é para as crianças

Brotas cada vez mais também é para as crianças

Da Redação

Nem todos sabem, mas Brotas, a capital do turismo de aventura, também é destino para viagem com as crianças. Vem crescendo o portfólio de atrações para esse público, principalmente para a faixa etária acima de 7 anos. São várias opções de atividades na terra, em técnicas verticais e na água para gastar energia e, ao mesmo tempo, estar mais em contato com a natureza. Mesmo as atividades de aventura, como tirolesa, arvorismo e rafting, podem ser praticadas pelos pequenos numa versão mais light e curta – e com toda segurança. Há meios de hospedagens, como o Brotas Eco Resort, Hotel Fazenda Areia que Canta e Hotel Fazenda Jacaúna, e Ecoparque Aventurah voltados para famílias com crianças, além do acampamento de férias Peraltas e do planetário Centro de Estudos do Universo, o CEU. Na área urbana, espaços kids, com brinquedos variados, dentro do restaurante Brotas Bar, Bar e Restaurante Camillo e do centro de compras e lazer Alameda Catharina facilitam a vida dos pais e fazem a alegria da molecada.

É por isso que Brotas é destino para as férias com a criançada, inclusive a de julho, em pleno inverno. Existem cerca de 20 atividades de turismo de aventura sem entrar na água, mas quem faz questão de diversão aquática em Brotas vai encontrar piscina aquecida em hotéis, como Areia que Canta, e no ecoparque Recanto das Cachoeiras para day use. Também atrai bastante os pequenos o turismo rural. Várias propriedades abrem suas porteiras aos turistas, que podem passear de charrete, cavalgar, colher fruta no pé, conhecer de perto animais como cabrito, ovelha e cavalo, acompanhar a ordenha das vacas, entre outras tarefas rurais. Não é uma novidade para a criançada da cidade, mas que os adultos também adoram? Com certeza a molecada não vai sentir falta dos jogos eletrônicos.

O inverno, época de pouca chuva e dias são ensolarados e com temperatura agradável, é propício para atividades ao ar livre, como caminhada, cavalgada, arvorismo, tirolesa, queda livre, superbike, ciclismo, off road, entre outros, inclusive balonismo, atividade que começou a ser oferecida em Brotas há pouco mais de um ano.  A tirolesa, por exemplo, é uma opção de atividade de aventura para toda a família. Deslizar preso a um cabo, sobre árvores, vale ou lago, é uma aventura sem igual, que dá a sensação de estar voando. Brotas também tem tirolesa para vários gostos, desde para quem quer muita adrenalina até para os iniciantes e crianças. Uma das modalidades mais emocionantes é a que você “voa” de frente, com os braços abertos. Para os pequenos, a indicação é o voo canguru. A criança vai no colo do pai, a mãe ou outro responsável adulto. Bem juntinho, ela curte a aventura com toda a segurança.

Seu filho tem medo de altura? Se tiver, em Brotas é o lugar para superá-lo com o arvorismo. No município são vários circuitos, em diferentes graus de dificuldade. As crianças podem fazer o passeio numa modalidade mais leve, é claro. O arvorismo kid, indicado para a partir de 4 anos, é um minicircuito em que os pequenos brincam sob os cuidados de guias preparados para cuidar do público infantil enquanto os pais se divertem nas atividades para adultos, com muita emoção. Ficou na dúvida de qual atividade de aventura mais indicada para o seu filho? Quer fazer duas ou três delas? É só procurar uma das cerca de 20 agências operadoras turísticas de Brotas. A maioria delas está localizada na Avenida Mário Pinotti. Várias oferecem pacotes que incluem atividades e passeios, o que facilita a organização da viagem e é um ótimo custo/benefício para a família.

Para as noites, o programa imperdível para as crianças – e também para os adultos – é visitar o Centro de Estudos do Universo (CEU), o mais moderno observatório e planetário da América Latina. Além de divertido, é um passeio que propicia conhecimento. Com potentes telescópios, o visitante vai olhar para o céu e observar planetas e nebulosas não visíveis a olho nu. E o melhor: tudo explicado de maneira muito simples pelos monitores, que são mestres em falar com a criançada de um jeito que elas ficam fascinadas pelos astros do céu.

Gastronomia

E quem visitar Brotas até 15 de julho tem a possibilidade de participar da terceira edição do Broteco, o Festival de Comida de Boteco de Brotas. Cada um dos 19 restaurantes participantes criou uma receita especialmente criada para o festival. O desafio lançado aos chefs e cozinheiros locais é apresentar um prato novo, que ainda não esteja no cardápio, que possa ser compartilhado entre as pessoas no melhor estilo de comida de boteco. Há petiscos para todos os gostos. Tem sanduíche de mortadela com pistache, linguiça flambada na cachaça, tilápia à rolê, espetinho de filé mignon com bacon, bolinho de frango com polenta, batata cremosa e bacon, pastel de linguiça artesanal apimentada, entre outros.

Deixe seu Comentário