Fórum destaca ações sobre protagonismo estudantil nas escolas da prefeitura

Fórum destaca ações sobre protagonismo estudantil nas escolas da prefeitura

Da Redação

Dando continuidade à programação da Formação em Rede oferecida pela Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Educação, professores participaram do fórum “Práticas inspiradas em metodologias ativas”, na última sexta-feira (07), no Adamastor Centro. Durante o evento foram destacadas ações que visam promover o protagonismo dos alunos em seu processo de aprendizagem e palestra sobre inovações pedagógicas e metodologias ativas na Educação Básica.

No período da manhã, a supervisora escolar Ana Paula Casal de Rey mostrou experiências de gestores sobre transformações ocorridas no ambiente escolar. Dentre as ações apresentadas, estiveram a busca por garantir um processo democrático, utilizando dispositivos como conselhinhos, assembleias, projetos de escolhas das próprias crianças, entre outros, desde a prática pedagógica nas creches até o Ensino Fundamental.

Camila Zentner, coordenadora pedagógica da EPG “Manuel Bandeira” e também colunista do site Gestão Escolar – Nova Escola, explicou sobre a trajetória coletiva do processo democrático na unidade escolar. “Os muros e paredes da nossa escola ainda estão lá, os que foram e ainda estão sendo derrubados são os nossos próprios, os que estão dentro de nós. O que mudou foi a nossa forma de olhar para essa criança que chega à escola”, disse.

Protagonismo em foco

No período da tarde, foram abordadas experiências em sala de aula que fomentam o protagonismo infantil promovidas por professores de creche, do Ensino Fundamental e por especialistas. “Costumamos planejar nossas aulas com antecedência, porém quem dá o ‘tom’ ao nosso planejamento são os próprios alunos, pois quando observamos o interesse em algum assunto diferente do planejado, a proposta é reelaborada de forma que atenda a essa demanda”, contaram as professoras de Educação Infantil da EPG Cândido Portinari, Shirley Vila Nova Santos e Ana Meire da Silva Leonel.

A programação contou ainda com a palestra ministrada pela professora Thatiane Coutinho Melguinha, da EPG Manuel Bandeira, e doutoranda em Educação pela PUC-SP. A palestra, voltada aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), promoveu discussão e reflexão acerca de metodologias ativas como um dos elementos a serem utilizados para alcançar uma educação democrática, inovadora e com qualidade.

“Como professores, precisamos ter em vista o protagonismo dos alunos, sem perder a dimensão de quem são os alunos que estamos recebendo na escola. Enquanto professor-educador, devemos pensar sobre o que podemos fazer para promover sua inclusão em seu processo de escolarização”, destacou Thatiane.

Deixe seu Comentário