Historiador lança livro didático que retrata história de Guarulhos

Historiador lança livro didático que retrata história de Guarulhos

Lucy Tamborino

O historiador Elton Soares lançou um livro didático, já dentro das normas da Base Nacional Comum Curricular, que retrata a história de Guarulhos. Com o título “Guarulhos ensino de História, Geografia, Cultura e Meio Ambiente”, o material é dividido em dois volumes. O primeiro tem como público-alvo o Ensino Fundamental II e segundo o Ensino Médio.  

O primeiro volume intitulado “Formação da cidade Guarulhos e antiguidades territoriais (1560 a 1906)” possui 64 páginas e já está disponível para venda por meio da Carleto Editora. O preço é de R$ 30 e pode variar se adquirido em atacado. O exemplar traz fatos históricos como a origem do nome Guarulhos, além de formação como distrito em 1675, época que a cidade se tornou um bairro da capital. Outro ponto mencionado retrata a transição de distrito para município e por fim cidade. “O título de cidade era algo sem importância, somente um reconhecimento em cartório. Guarulhos passa a possuir os três poderes quando se torna munícipio”, conta Soares.

Já o segundo volume “Modernização da cidade de Guarulhos e contemporaneidades: século XX e XXI” deve ser lançado até o final do ano. O exemplar trata do momento que Guarulhos deixou de ser uma cidade colonial e se transformou em uma cidade moderna. A transição foi marcada por acontecimento como a chegada da luz elétrica, do trem da Cantareira, da base área e do loteamento industrial Cidade Satélite Cumbica.

Produzida em cerca de três anos, a pesquisa desenvolvida foi extensa e trabalhosa. “A base da pesquisa desse material são os livros ata da Câmara e o livro Cidade Símbolo, de Adolfo Noranha e Cronologia Guarulhense, de João Ranali”, destaca Soares.

Imagem: Acervo do professor Darci Pannocchia

Deixe seu Comentário