Comitiva de Tatuí acompanha formação inclusiva para motoristas de ônibus de Guarulhos

Comitiva de Tatuí acompanha formação inclusiva para motoristas de ônibus de Guarulhos

Da Redação

Uma comitiva com representantes da cidade de Tatuí, interior do estado, esteve em Guarulhos ontem para conhecer a formação sobre transporte de pessoas com deficiência e idoso oferecida aos operadores das empresas de ônibus. A atividade é realizada pela Prefeitura de Guarulhos, por meio das Subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão e do Idoso, vinculadas à Secretaria de Direitos Humanos.

Nesta etapa 60 condutores participaram da formação realizada na garagem da Viação Campo dos Ouros, no Jardim Bela Vista. Foram abordados os assuntos: terminologia correta, formas de abordagem, tipos de deficiência e processo de envelhecimento da população de Guarulhos. Os condutores também vivenciaram na prática as dificuldades encontradas no dia a dia das pessoas com deficiência.  Na oportunidade, a empresa também preparou uma ação de sensibilização dos condutores para redução de acidentes de trânsito.

Para o secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, a iniciativa foi  assertiva e transformadora do comportamento dos condutores que passaram a compreender melhor a pessoa com deficiência e os idosos que dependem do transporte público. “A formação aproximou essas pessoas e inspirou o exercício do respeito entre elas”, disse.

De acordo com o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, a troca de experiências é muito importante para a efetiva inclusão da pessoa com deficiência no transporte. “Ações como essa servem de exemplo para outras cidades, objetivando a melhoria dos serviços prestados no transporte para todas as pessoas”, afirmou.

Já o subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, ressalta que a formação provoca uma mudança de comportamento dos condutores em relação às pessoas com deficiência e idosas. “O saldo é positivo para os condutores e também para os usuários do transporte público”, afirmou.

Além dos condutores, participaram da formação o gerente operacional João Carlos e o instrutor de treinamento Jair Beserra Lima, ambos da Campo dos Ouros. Pela cidade de Tatuí estiveram presentes: Isaias Rodrigues de Paula, técnico em Segurança do Trabalho; Rita de Cassia Leme Ramos, diretora de departamento da pessoa com deficiência; Raul Vallerine, chefe do departamento do transporte público; Luis Carlos Rossi, agente de trânsito, e Rubens da Silva Avila, guarda civil municipal.

Imagem: Divulgação/ PMG

Deixe seu Comentário