Guarulhos tem o 2º pior trânsito entre as 10 maiores cidades do estado

Guarulhos tem o 2º pior trânsito entre as 10 maiores cidades do estado

Lucy Tamborino

O trânsito de Guarulhos foi considerado, nos primeiros três meses deste ano, o segundo pior entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. A pesquisa foi divulgada pelo Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat).

Neste levantamento, o tráfego urbano na cidade só não foi considerado pior do que na capital. Conquistando baixíssimo grau de satisfação, a avaliação da população ficou em 341 de uma escala que vai até mil. Número parecido com o primeiro colocado que somou 329 – 12 a menos no índice em comparação a Guarulhos.

No total, 53% dos guarulhenses classificaram o trânsito como péssimo, 27% ruim, além de 16% regular e 4% bom. Ninguém avaliou com ótimo. Quando apenas a faixa etária é analisada, a insatisfação é maior entre moradores que possuem mais de 50 anos de idade.

A situação do tráfego urbano na cidade não é de hoje. No último trimestre do ano passado a cidade foi avaliada com o pior trânsito entre as 10 maiores do estado e no anterior como a segunda pior, novamente perdendo para capital. 

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) informou que entre as ações para diminuição do trânsito estão à conclusão as obras do Trevo de Bonsucesso, além dos corredores de ônibus.  A pasta ainda destacou que toda malha viária da cidade está sendo revitalizada com sinalização horizontal e vertical, além dos equipamentos semafóricos. O Departamento de Trânsito mencionou que tem realizado campanhas educativas junto as universidade e escolas de ensino médio sobre o perigo do consumo do álcool ao dirigir, além de blitzes punitivas, que já diminuíram o número de motoristas que foram pegos com taxas de alcoolemia acima do limite permitido ao volante.

Imagem: Lucy Tamborino

Deixe seu Comentário