Coluna Livre com Hermano Henning

Coluna Livre com Hermano Henning

Elói Pietá, 74 anos, é um político experiente. Cumpriu dois mandatos como prefeito de Guarulhos, foi vereador, presidente da Câmara, deputado estadual, foi também pré-candidato a governador pelo seu partido, o PT, na eleição passada. Perdeu a indicação no diretório, mas não guarda mágoas. Não teve o apoio de Lula, que preferiu, no lugar do candidato de Guarulhos, o ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.

Pietá não atribui a Lula a responsabilidade pela sua derrota na convenção. Como bom democrata, acrescenta que foi uma decisão colegiada. “O partido achou que Marinho era o melhor candidato. Tinha mais chances”, disse. O que se viu depois foi uma derrota humilhante do petista ao governo paulista. Pietá acabou tentando a Câmara dos Deputados e não se elegeu por pouco. A votação em Guarulhos foi expressiva, mas não suficiente.

Os mais falados

Ontem, Elói Pietá foi entrevistado na TV Guarulhos, no programa Espalha Fatos, que já ouviu o prefeito Guti, quarta passada, e hoje, ao meio dia, ao vivo, entrevista Fran Almeida outra aspirante ao cargo de prefeito. A pretendente não tem ainda um partido à disposição, mas não faltarão legendas para abriga-la. São, aparentemente, os três candidatos mais fortes até agora. Pelo menos, os mais falados. Na verdade, candidatos à candidato.

Pietá acha que ainda é muito cedo pra começar a campanha. Chega a citar a conhecida frase do líder mineiro que disse ser a política como as nuvens. Sempre mudam de lugar. Por isso, ele acha que uma prévia no partido, se for realizada, deve acontecer só no ano que vem. Posição contrária ao do vereador Edmilson Souza que defende a prévia ainda para este ano. Edmilson foi outro entrevistado esta semana no Espalha Fatos.

Os grupos

O candidato a candidato petista nas eleições do ano que vem tem adversários dentro do partido. Um deles é o próprio vereador Edmilson que não esconde o desejo de se lançar também. Mora no bairro Cocaia até hoje, onde foi criado e tem sua base eleitoral. A gente sabe que são vários grupos dentro do partido em Guarulhos.

Outro concorrente tem um mandato na Câmara dos Deputados. É Alencar Santana, mais um que não esconde sua pretensão de ser candidato. O deputado Alencar desenvolveu um trabalho eficiente nas bases, angariando grande número de filiados. Tem força. Mas será que pretende trocar seu mandato em Brasília pela Prefeitura aqui em Guarulhos? Parece que sim. Mas, a política dá muitas voltas, não é mesmo? São como nuvens…

Deixe seu Comentário