Detran.SP: tecnologia a serviço do cidadão

Detran.SP: tecnologia a serviço do cidadão

Neste ano, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) ampliou seu projeto de modernização, com diversas medidas que contribuíram para a comodidade e a segurança do cidadão, sempre tendo no horizonte sua missão de tornar o trânsito mais seguro.

A tecnologia foi nossa aliada nessa trajetória. Por meio dela implantamos, por exemplo, serviços como a CNH digital e a indicação de condutor por selfie. Atualmente, o Detran.SP conta com 38 serviços online à disposição do cidadão.

Para se ter uma ideia da importância da tecnologia para o Detran.SP, temos mais de 12,2 milhões de usuários cadastrados em nosso portal (www.detran.sp.gov.br), um dos mais acessados do Governo de São Paulo. Já no aplicativo Detran.SP para smartphones,alcançamos mais de 1 milhão de usuários.

A qualidade do serviço ao cidadão é nossa prioridade. Já implantamos 472 unidades modernizadas no Estado, sendo 61 postos neste ano. Um deles na Assembleia, em parceria com o Legislativo; outro,em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, no Descomplica São Miguel Paulista,na zona leste. Também realizamos a mudança da unidade Interlagos, na zona sul:a nova unidade Guarapiranga dispõe de um espaço em que poderemos atender com mais qualidade o cidadão.

O estreitamento das relações com outros órgãos públicos foi significativo em 2018. Por meio de parcerias, o Detran.SP aproximou-se do Poder Judiciário e do Ministério Público, instalando postos de atendimento temporário em suas sedes. E com o Ministério Público firmamos um convênio importante, que deu mais rapidez às investigações dos promotores. De forma online, sem burocracia, eles têm agora acesso a dados de veículos, condutores e empresas de desmanche.

Outras parcerias também foram realizadas, com a Secretaria Estadual de Saúde, em que participamos do treinamento de condutores de ambulâncias e pilotos de motocicletas; com o Conselho Federal de Psicologia, para cursos de atualização de todos os psicólogos de trânsito do Estado; e com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para a implementação de local de exame prático para deficientes no Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) Parque Fontes do Ipiranga,no Jabaquara, zona sul da capital — será mais um lugar adequado para que as pessoas com deficiência possam realizar a prova prática de direção veicular.

Também seguimos expandido convênios com municípios, firmados por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do qual o Detran.SP é um dos integrantes. Neste ano, foram assinadas 32 parcerias, totalizando 86 desde 2016, para repasse de verbas destinadas a investimentos que reduzam os acidentes e as mortes no trânsito dessas cidades. Outros 139 convênios estão em preparação. E um detalhe importante: são recursos provenientes de multas; ou seja, nada mais justo que os condutores infratores financiem a prevenção de acidentes.

As campanhas educativas também tiveram ênfase, de forma permanente durante o ano, pois acreditamos que a educação para o trânsito é essencial para a prevenção de acidentes. No Carnaval e no início das férias de fim de ano, trouxemos de volta a foca, nossa mascote em ações anteriores. E em ano de Copa do Mundo, o Detran.SP inovou em mais uma ação educativa na internet: a “Copa do Mundo dos Recursos Mais Incríveis da Lei Seca”, que buscou chamar a atenção (com bom humor) para os riscos de misturar bebida e direção.

Na esteira da segurança viária, ampliamos a fiscalização, por meio do Programa Direção Segura, realizado em todo o Estado em parceria com as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.Os dados mostram, até novembro, alta de 17% nas fiscalizações deste ano e, boa notícia, queda no índice de autuações (comparando com o total de veículos abordados).

E é dessa forma que o Detran.SP pretende seguir nos próximos anos: moderno e tecnológico,simplificando procedimentos, próximo dos cidadãos e condutores, aliado a boas condutas e com boas parcerias, visando um trânsito mais seguro e a preservação de vidas.

Maxwell Borges de Moura Vieira

Diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e vice-presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND); advogado

Deixe seu Comentário