Metrô inclui projeto de mais uma linha até Guarulhos para o orçamento de 2019

Metrô inclui projeto de mais uma linha até Guarulhos para o orçamento de 2019

Lucy Tamborino

O Metrô incluiu o projeto de mais uma linha até Guarulhos para o orçamento de 2019.Trata-se da futura Linha 19-Celeste que irá ligar a cidade, na região do Bosque Maia, até o Campo Belo, na zona sul da capital. A previsão é que o trecho entre as duas cidades seja percorrido em 43 minutos.

Em nota, o Metrô confirmou que concluiu o projeto funcional e incluiu no orçamento do próximo ano a contratação do projeto básico para a implantação do trecho Bosque Maia-Bixiga. Este projeto deverá provê detalhes aprofundados sobre a forma de construção da linha e precede os projetos executivos. Somente após a conclusão destas etapas, e com a definição das matrizes de recursos financeiros, será possível iniciar a execução das obras.

No entanto, aprioridade da companhia é concluir os empreendimentos em implantação, como nos casos das linhas 15-Prata e 17-Ouro, além das estações Campo Belo (Linha5-Lilás) e Vila Sônia (Linha 4-Amarela).

Além da Linha19, o Metrô deverá definir em março de 2019 um novo cronograma de obras para a extensão da Linha 2-Verde da região da Vila Prudente, na capital, até Guarulhos. O projeto está suspenso desde 2014 devido a crise financeira enfrentada pelo governo estadual. O novo trecho deverá acrescentar ao ramal mais 13 estações e 12km de extensão.

A possível revisão do cronograma foi publicada no relatório de obras do Metrô datado de setembro de 2018. De acordo com o documento, a construção da extensão se dará em duas fases: o trecho Vila Prudente – Vila Formosa e o trecho Vila Formosa – Dutra.

Imagem: Cris Castello Branco

Deixe seu Comentário